3 (Três) Administradores de Computação de Alto Desempenho

Published by MoRENet on

O Instituto Nacional de Governo Electrónico, abreviadamente designado por INAGE, criado pelo Decreto nº 61/2017, de 06 de Novembro, é uma instituição pública dotada de personalidade jurídica e autonomia administrativa, com a missão fundamental de coordenar e prestar serviços de Governo Electrónico, fomentando maior celeridade na prestação dos serviços públicos e promovendo iniciativas com vista a melhorar a eficiência, eficácia e transparência da Administração Pública na sua interação com o cidadão.

A Rede de Instituições de Ensino Superior e de Investigação de Moçambique – MoRENet (Mozambique Research and Education Network), é um projecto do Governo de Moçambique adstrito ao INAGE, que tem como uma das suas missões contribuir para melhorar o acesso e utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) pelas comunidades académica e científica nacional.

As atribuições da MoRENet consistem no estabelecimento da colaboração entre as instituições clientes da MoRENet com as instituições internacionais, garantir a sustentabilidade de fornecer os recursos de comunicação de dados adequados e de acesso a Internet para as instituições beneficiárias da MoRENet a fim de desenvolver actividades de ensino e aprendizagem e de pesquisa; e facilitar a troca de conhecimentos entre as instituições beneficiárias de modo a melhorar a visibilidade de seus resultados de pesquisa ao nível mundial.

Para efectivamente cumprir com os seus planos, atribuições e suprir as suas necessidades, a MoReNet pretende contratar Administradores para Computação de Alto Desempenho para reforçar o quadro de pessoal para a efectiva implementação de serviços de computação de alto Desempenho.

1. PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES DO ADMINISTRADOR DE COMPUTACAO DE ALTO DESEMPENHO
  • Instalar ferramentas e pacotes científicos de modelação de processos tridimensionais para diversas áreas de pesquisa, incluindo configuração de pacotes de dependência (livrarias, compiladores e módulos).
  • Empregar recursos computacionais adequados e técnicas de programação para realizar processamento de alta gama de volume de dados com maior rapidez e precisão.
  • Realizar avaliação técnica de propostas e auxiliar no atendimento de questões técnicas geradas no helpdesk.
  • Auxiliar na manutenção e melhoria da actividade de serviço de HPC da rede MoRNet e apoiar as outras atividades, incluindo no monitoramento e administração da infraestrutura bem como na definição de políticas.
  • Analisar a performance através de escalonamento forte de aplicações computacionais instaladas na infraestrutura.
  • Trabalhar com equipas de investigadores e/ou utilizadores de recursos HPC em projetos de pesquisa ou consultoria sob a supervisão do coordenador técnico da área/projecto.
  • Divulgar os resultados de projectos de pesquisa e consultoria e entregar relatórios técnicos e apresentações em conferências.
  • Administrar proativamente as aplicações e o diagnóstico do desempenho do sistema HPC, entrando em contato com os usuários quando necessário para preservar a integridade e a disponibilidade do sistema para todos os usuários
  • Coordenar com os fornecedores, auxiliando na aquisição e compra de novo software e hardware, incluindo a resolução de problemas que possam surgir com novas compras.
  • Aplicar modelos para produção de conhecimentos científicos na sua área de qualificação.

1. QUALIFICAÇÕES REQUERIDAS
  • O candidato deverá ser no mínimo estudante finalista do curso de licenciatura em Física, Geociências, Ciências da Computação, Engenharia Electrónica ou áreas afins;
  • Conhecimento de Sistemas de High-Performance Computing (HPC);
  • Experiência de trabalhos com sistemas;
  • Experiência de trabalho em Redes Académicas será uma vantagem;
  • Conhecimento sobre domínio de Modelos de programação paralela;
  • Conhecimentos de análise de desempenho ao nível de nodos e cluster HPC;
  • Experiência com linguagens de programação de computação científica (por exemplo, C, C++, Fortran).
  • Conhecimento na construção, optimização e implantação de códigos de software que inclui bibliotecas, compiladores e módulos específicos (MPI, GCC, e Perl) para aplicações como MatLab, R-studio, Paraview, NCL, e Python, etc;
  • Conhecimento de modelagem computacional de dinâmica de fluidos (CFD);
  • Excelente capacidade de produção de documentos e relatórios, comunicação, capacidade organizacional e interpessoal.

1. TERMOS DE TRABALHO

Este é um contracto a tempo inteiro para um período de12 meses, renovável à luz do acordo mútuo e baseado no desempenho satisfatório do candidato.

Categories: oportunidades