COVID-19: UNICEF e Microsoft lançam plataforma global de resposta à crise na educação

Published by MoRENet on

Com o fecho de escolas em mais de 190 países a afastar mais de 1,57 mil milhões de alunos das salas de aula, a plataforma Learning Passport quer garantir que as crianças continuam a aprender.

LISBOA, 20 Abril 2020 – A UNICEF e a Microsoft Corp. anunciaram a expansão de uma plataforma de educação global para ajudar crianças e jovens afectados pela COVID-19 a continuar os seus estudos em casa.

A plataforma Learning Passport começou como uma parceria entre a UNICEF, a Microsoft e a Universidade de Cambridge, cujo objectivo era garantir a continuação da educação a crianças deslocadas e refugiadas, através de uma plataforma digital de ensino à distância. Agora, a sua expansão vai servir para facultar o currículo nacional a crianças e jovens cujas escolas foram forçadas a fechar devido à COVID-19. A plataforma também vai facultar recursos essenciais para professores e educadores.

“Do fecho de escolas, ao isolamento, a um sentimento persistente de medo e ansiedade, os efeitos desta pandemia estão a afectar infâncias em todo o mundo”, disse Henrietta Fore, Directora Executiva da UNICEF. “Precisamos de nos unir e explorar todos os caminhos que nos permitam manter as crianças a aprender e ajudá-las neste momento difícil. Com parceiros de longo prazo como a Microsoft, conseguimos implementar, rapidamente, soluções inovadoras e escaláveis para crianças e jovens. As adaptações à plataforma Learning Passport relembram-nos do que podemos alcançar juntos para as crianças, à medida que a crise continua a aprofundar-se a nível global.” – conclui.

De acordo com os dados mais recentes da UNESCO, 1,57 mil milhões de estudantes foram afectados pelo fecho de escolas em mais de 190 países em todo o mundo.

A plataforma Learning Passport, que está a desenvolvida há 18 meses, estava programada para começar como um projecto piloto este ano. Com a pandemia global e o fecho de escolas em todo o mundo, o programa passou por uma rápida expansão. Agora, todos os países que tenham um currículo que possa ser ensinado online, vão poder fazê-lo.

Kosovo, Timor-Leste e Ucrânia – que fecharam as portas das suas escolas nas últimas semanas para ajudar a prevenir a transmissão do vírus – são os primeiros a lançar o seu currículo online através da plataforma Learning Passport. O conteúdo disponível para crianças em idade escolar inclui livros online, vídeos e suporte adicional para pais de crianças com dificuldades de aprendizagem.

“Assim como o impacto da COVID-19 não tem fronteiras, as soluções também não devem ter fronteiras, pois exigem a colaboração entre os sectores público e privado de forma a garantir que todos os alunos continuem a aprender”, disse Brad Smith, Presidente da Microsoft. “A plataforma Learning Passport da UNICEF posiciona-se de forma diferenciadora, e é uma solução escalável que vem preencher uma lacuna na educação digital de milhões de estudantes, e levar as suas salas de aula até às suas casas durante a pandemia”.

A plataforma Learning Passport é um exemplo da maneira como a UNICEF se associa a empresas – através de uma abordagem de valores partilhados, onde criar valor social e responder aos seus desafios também faz sentido do ponto de vista dos negócios.

A plataforma Learning Passport faz parte da iniciativa Generation Unlimited Global Breakthrough sobre Educação e Trabalho à distância, com o objectivo de utilizar tecnologia para responder aos desafios de alunos, moderadores e prestadores de serviços de educação, particularmente em contextos humanitários e afectados por conflitos. A Generation Unlimited é uma parceria multi-sectorial global que visa responder à necessidades urgentes de acesso à educação, a formação e oportunidades de emprego para jovens.

Notas aos editors

Aceda ao conteúdo multimédia aqui: https://weshare.unicef.org/Package/2AM408XP2EHX

Todas as referências ao Kosovo serão entendidas no seguinte contexto: UN Security Council Resolution 1244 (1999).

Sobre a Microsoft

A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) facilita a transformação digital, tendo como missão ajudar todas as pessoas e organizações no planeta a alcançar mais. Sobre a Generation Unlimited Generation Unlimited é uma parceria global cujo objectivo é preparar os jovens para se tornarem cidadãos produtivos e interessados. Faz a ligação entre a escola secundária e a preparação para o emprego e empreendedorismo, capacitando todos os jovens a serem bem sucedidos no mundo do trabalho.

Sobre a UNICEF

A UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Presentes em 190 países e territórios, trabalhamos para todas as crianças, em qualquer parte, para construirmos um mundo melhor para todos. A UNICEF é a única organização da ONU que não recebe qualquer financiamento das Nações Unidas, e depende inteiramente de contribuições voluntárias. Para saber mais sobre a UNICEF e o seu trabalho para as crianças, visite: www.unicef.pt