3 (Três) Administradores de Redes
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O Instituto Nacional de Governo Electrónico, abreviadamente designado por INAGE, criado pelo Decreto nº 61/2017, de 06 de Novembro, é uma instituição pública dotada de personalidade jurídica e autonomia administrativa, com a missão fundamental de coordenar e prestar serviços de Governo Electrónico, fomentando maior celeridade na prestação dos serviços públicos e promovendo iniciativas com vista a melhorar a eficiência, eficácia e transparência da Administração Pública na sua interação com o cidadão.
A Rede de Instituições de Ensino Superior e de Investigação de Moçambique – MoRENet (Mozambique Research and Education Network), é um projecto do Governo de Moçambique adstrito ao INAGE, que tem como uma das suas missões contribuir para melhorar o acesso e utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) pelas comunidades académica e científica nacional.
As atribuições da MoRENet consistem no estabelecimento da colaboração entre as instituições clientes da MoRENet com as instituições internacionais, garantir a sustentabilidade de fornecer os recursos de comunicação de dados adequados e de acesso a Internet para as instituições beneficiárias da MoRENet a fim de desenvolver actividades de ensino e aprendizagem e de pesquisa; e facilitar a troca de conhecimentos entre as instituições beneficiárias de modo a melhorar a visibilidade de seus resultados de pesquisa ao nível mundial.
Para efectivamente cumprir com os seus planos, atribuições e suprir as suas necessidades, a MoReNet pretende contratar Administradores de Rede para reforçar o quadro de pessoal para a efectiva implementação, monitoramento e Gestão da Rede da MoReNet.
- PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES DO ADMINISTRADOR DE REDE
- Monitorar o funcionamento da rede e reagir a anomalias numa maneira proactiva;
- Garantir a prestação dos serviços de alta qualidade aos utilizadores da rede MoRENet;
- Configurar os roteadores, switches, firewalls e outro equipamento de telecomunicações necessário ao funcionamento sustentável da rede MoRENet;
- Implementar soluções para o monitorar ameaças a segurança da rede e vulnerabilidades nos activos da rede;
- Implementar e monitorar infra-estruturas, serviços e soluções de segurança do Centro de Gestão da Rede MoRENet;
- Implementar e monitorar as políticas do uso dos serviços da rede MoRENet;
- Desenvolver e implementar os padrões da segurança da rede MoRENet (incluindo vários níveis da rede);
- Colaborar técnicos de TICs das com as Instituições membros da rede MoRENet na resolução de vários problemas de rede;
- Colaborar com as instituições membros da rede MoRENet e os seus gestores e técnicos de TICs no desenvolvimento de padrões do uso da rede nas suas instituições;
- Detectar e implementar acções proativas para atender as necessidades e expectativas das instituições e atuar de modo a atendelas;
- Elaborar relatórios semanais e mensais de disponibilidade da rede;
- Controlar e acompanhar a performace da rede bem como dos equipamentos e sistemas instalados;
- Manter um inventário actualizado do equipamento da rede,
- Gestão dia-a-dia dos IP da rede MoRENet.
- QUALIFICAÇÕES REQUERIDAS
- O candidato deve ser no mínimo estudante finalista do curso de Licenciatura em Engenharia Informática, Telecomunicações, Ciências Computacionais ou áreas afins;
- Conhecimentos de redes LAN´s, WAN´s e WLAN´s;
- Certificação em HCIA-Routing&Switching;
- Conhecimentos básicos da implementação do protocolo de roteamento BGP e OSPF;
- Possuir conhecimentos de administração de sistemas UNIX/ Linux;
- Possuir conhecimentos básicos em ferramentas de monitoramento da rede (exemplos: zabbix, cacti, smopping, syslog, perfsonar, netbox, entre outros);
- Experiência de trabalho em Redes Académicas será uma vantagem
- Possuir conhecimentos de protocolos de acesso remoto.
- TERMOS DE TRABALHO
Este é um contracto a tempo inteiro para um período de12 meses, renovável à luz do acordo mútuo e baseado no desempenho satisfatório do candidato.
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