2 (dois) Administradores de Sistemas

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O Instituto Nacional de Governo Electrónico, abreviadamente designado por INAGE, criado pelo Decreto nº 61/2017, de 06 de Novembro, é uma instituição pública dotada de personalidade jurídica e autonomia administrativa, com a missão fundamental de coordenar e prestar serviços de Governo Electrónico, fomentando maior celeridade na prestação dos serviços públicos e promovendo iniciativas com vista a melhorar a eficiência, eficácia e transparência da Administração Pública na sua interação com o cidadão.

A Rede de Instituições de Ensino Superior e de Investigação de Moçambique – MoRENet (Mozambique Research and Education Network), é um projecto do Governo de Moçambique adstrito ao INAGE, que tem como uma das suas missões contribuir para melhorar o acesso e utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) pelas comunidades académica e científica nacional.

As atribuições da MoRENet consistem no estabelecimento da colaboração entre as instituições clientes da MoRENet com as instituições internacionais, garantir a sustentabilidade de fornecer os recursos de comunicação de dados adequados e de acesso a Internet para as instituições beneficiárias da MoRENet a fim de desenvolver actividades de ensino e aprendizagem e de pesquisa; e facilitar a troca de conhecimentos entre as instituições beneficiárias de modo a melhorar a visibilidade de seus resultados de pesquisa ao nível mundial.

Para efectivamente cumprir com os seus planos, atribuições e suprir as suas necessidades, a MoReNet pretende contratar Administradores de Sistemas para reforçar o quadro de pessoal para contribuir para o desenvolvimento de conteúdo e aplicações da MoReNet.

 

  1. PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES DO ADMINISTRADOR DE SISTEMAS
  • Gerir as mídias sociais da MoRENet;
  • Gerir as páginas web da MoRENet, incluindo as páginas dos eventos;
  • Desenvolver e hospedar as páginas web das instituições e as paginas dos eventos da MoRENet;
  • Gerir a ferramenta de gestão de páginas em uso na MoRENet;
  • Dar suporte aos utilizadores em questões relacionadas às páginas e aplicações web;
  • Gerir a ferramenta de colaboração em nuvem usada na MoRENet;
  • Expandir os serviços da MoRENet (eduroam, CAFMoz, webconf e mais) pelas instituições;
  • Gerir o repositório científico nacional e promover a implantação nas instituições;
  • Gerir o sistema de email da MoRENet e das instituições;
  • Gerir a base de usuarios da MoRENet;
  • Monitorar o funcionamento da rede e serviços e reagir proactivamente a quaisquer anomalias;
  • Configurar os roteadores, switches, firewalls e outros equipamentos de telecomunicações necessários para o funcionamento sustentável da MoRENet;
  • Implementar e monitorar infra-estruturas, serviços e soluções de segurança no Centro de Gestão da MoRENet;
  • Colaborar com as instituições membros da rede MoRENet e os seus gestores e técnicos de TICs no desenvolvimento de padrões do uso da rede nas suas instituições;
  • Instalar e configurar sistemas operacionais (especialmente da distribuição Linux) nos servidores para implantação de aplicações e sistemas conforme as necessidades da MoRENet e das instituições conectadas;
  • Instalar e configurar ferramentas/serviços para o monitoramento de logs dos servidores usados na MoRENet;
  • Gerir a plataforma de ensino à distância da MoRENet (moodle e webconf);
  • Automatizar tarefas nos sistemas e aplicações da MoRENet usando ansible;

  1. QUALIFICAÇÕES REQUERIDAS
  • O candidato deve ser no mínimo estudante finalista do curso de Licenciatura em Engenharia Informática, Telecomunicações, Ciências Computacionais ou áreas afins;
  • Certificação em HCIA-Routing&Switching;
  • Conhecimentos em sistemas operacionais Linux (instalação e configuração);
  • Conhecimentos de virtualização de servidores;
  • Conhecimento em computação em nuvem (instalação e configuração);
  • Experiência mínimo de 6 meses na área de administração de sistemas;
  • Experiência de trabalho em Redes Académicas será uma vantagem;
  • Experiência no desenho e hospedagem de páginas web;
  • Experiência de interação com clientes para suporte e correcção de problemas;
  • Experiência com equipamentos e ferramentas de segurança de redes e sistemas informáticos;
  • Experiência com monitoramento e interpretação de logs dos serviços para tomadas de decisões sobre os serviços.

 

  1. TERMOS DE TRABALHO

Este é um contracto a tempo inteiro para um período de12 meses, renovável à luz do acordo mútuo e baseado no desempenho satisfatório do candidato.

Categories: oportunidades

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