Lourino Alberto Chemane nasceu em Moçambique, no Distrito da Matola, na Província de Maputo em 1966. Concluiu a Licenciatura em Engenharia Electrotécnica na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) em 1993, o Mestrado em Engenharia Electrónica na Universidade de Pretoria, na África do Sul, em 1999, o Mestrado em Ciências de Computação e de Sistemas na Universidade de Estocolmo, na Suécia em 2004, o Mestrado em Governação Electrónica na Escola Politécnica Federal de Lausane (EPFL), na Suiça, em 2007, e o obteve o grau de Doutor em Filosofia (PhD)  em Ciências de Computação e de Sistemas na Universidade de Estocolmo, na Suécia, em 2011, tendo realizado pesquisa na área de integração de plataformas de tecnologias de informação e comunicação para o estabelecimento de redes de valor.

Desde 2016 é Director Executivo da Rede de Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa de Moçambique, a MoRENet (Mozambique Research and Education Network), e é Assessor do Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional para a área de Tecnologias de Informação e Comunicação. É Professor no Departamento de Engenharia Electrotécnica da Faculdade de Engenharia da Universidade Eduardo Mondlane onde ingressou em 1993 como investigador na área de engenharia electrónica e de Tecnologias de Informação e Comunicação e tem diversas comunicações científicas nesta área.

De 2010 a 2016: foi Coordenador do Projecto de Governo Electrónico e de Infra-estruturas de Comunicação (Projecto MEGCIP) e Assessor do Ministro da Ciência e Tecnologia, para a área de Tecnologias de Informação e Comunicação. No âmbito do Projecto MEGCIP o Governo de Moçambique promoveu a revisão de instrumentos legais, políticas e regulamentos na áreas de telecomunicações e na área de Tecnologias de Informação, sendo de descatar a Lei de Telecomunicações (2016), a Lei de Transacções Electrónicas (2017), a Estratégia Nacional de Banda Larga (2017), a Estratégia de Migração da Televisão Analógica para a Televisão Digital (2015), a Política e Estratégia da Sociedade de Informação (2018), de entre outros.

De 1993 a 2015: foi investigador e docente no Departamento de Engenharia Electrotécnica da Faculdade de Engenharia da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) tendo sido docente das seguintes disciplinas: Electrónica Digital, Sistemas Digitais,  Redes de Computadores, Controle Automático, Sistemas de Computadores, Administração e Segurança de Sistemas de Computadores. Tem diversas comunicações publicadas em revistas científicas e conferências nas áreas acima indicadas.

De 2002 a 2010: foi Assessor Técnico Principal de Tecnologias de Informação e Comunicação na Unidade Técnica de Implementação da Política de Informática (UTICT). Foi membro das equipas que formularam a Estratégia de Implementação da Política de Informática (2002), a Estratégia de Governo Electrónico (2006), a Estratégia de Telecomunicações (2006), o Quadro de Interoperabilidade de Governo Electrónico (2009). Foi Coordenador Adjunto do Projecto Tecnologias de Informação e Comunicação para o Desenvolvimento e do Projecto Rede Electrónica do Governo, tendo contribuido para o estabelecimento da Rede Electrónica do Governo (GovNet) e no estabelecimento dos Centros Provinciais de Recursos Digitais (CPRDs), dos Centros Multimedia Comunitários (CMCs) e da Unidade Móvel de Tecnologias de Informação e Comunicação (UMTICs).